Working Holiday Visa da Nova Zelândia: Saiba o que é e como aplicar

A Nova Zelândia é um dos destinos mais populares entre os intercambistas, seja pela qualidade de vida, belezas do país ou tipos de curso oferecidos. O fato de permitir o trabalho para estudantes de longa duração também é um dos grandes atrativos do país.

Porém muita gente não tem interesse ou a grana pra arcar com os custos de um curso de 6 meses ou um ano de duração, por exemplo. Se você é um deles, saiba que existem alternativas de programas que permitem ficar uma longa estadia no país, sem precisar estudar!

O programa mais popular e procurado entre os brasileiros, nessa característica, é o Working Holiday Visa (ou visto de Trabalho e Férias), na Nova Zelândia.

O que é

Através de um acordo entre os governos de Brasil e Nova Zelândia, o Working Holiday Visa é uma categoria de visto que permite a estadia de até 1 ano na Nova Zelândia com permissão para trabalho, para pessoas entre 18 e 30 anos de idade.

O principal objetivo desse acordo e programa é de promover o turismo no destino. Por isso são apenas 300 vagas disponíveis por ano!

Basicamente a única restrição desse programa é de não poder ficar no mesmo emprego por mais de 3 meses. Ou seja, a grande maioria dos participantes acaba realizando trabalhos temporários, em restaurantes, hotéis, construção civil e até fazendas. Pois são vagas com certa rotatividade.

Durante a estadia, você também pode realizar um curso, desde que a duração desse não seja superior a 6 meses.

Requisitos

Veja abaixo os requisitos e quem pode aplicar para uma vaga no programa:

Leia Também:  O intercâmbio mais barato de Abril de 2017

– Ser cidadão brasileiro e possuir passaporte brasileiro válido.
– Ter entre 18 e 30 anos de idade ao solicitar o visto.
– Não viajar com os filhos.
– Ter pelo menos NZD4.200,00 (aprox. R$9.500,00). Esse valor é estabelecido pelo próprio governo neozelandês, como comprovação de que pode arcar com gastos iniciais no país.
– Ter passagem de volta para o Brasil, ou possuir dinheiro suficiente para comprar a passagem de volta.
– Pagar a taxa do visto.
– Estar saudável. É necessário realizar exame de Raio X do peito para aprovação do visto.
– Possuir seguro saúde válido durante todo período de estadia.
– Não ter sido aprovado para o Working Holiday Visa anteriormente.

Como é o processo

O processo de aplicação desse visto é feito online. É interessante ficar atento ao dia e horário que as inscrições abrem, já que são apenas 300 vagas e as solicitações serão processadas por ordem de preenchimento. No último ano, as vagas se esgotaram em questão de horas!

As inscrições geralmente abrem em Agosto ou Setembro de cada ano.

O primeiro passo é criar seu login e cadastro no site da imigração neozelandesa. Esse processo não tem custo e é importante faze-lo previamente pra agilizar o processo no dia.

No momento que as vagas do visto abrirem, você deve acessar seu login e preencher um formulário com dados pessoais, histórico de saúde, profissional e educacional (tudo em inglês).

A próxima etapa é pagar a taxa do visto, usando um cartão de crédito internacional. Você não precisa ser o titular do cartão. É importante verificar o limite do cartão antes, pra não correr o risco de esbarrar nesse problema na hora da inscrição.

Leia Também:  Guia completo de High School no exterior - como fazer e quanto custa

A taxa do Working Holiday Visa da Nova Zelândia é de NZD208,00 (aprox. R$470,00).

Se conseguir pagar a taxa do visto, pode comemorar pois isso significa que você está entre as 300 pessoas selecionadas!

Você receberá um e-mail com as instruções e detalhes para realização do exame de Raio-X em algum um médico ou clínica autorizada.

Onde aplicar

Todo processo de cadastro no sistema e aplicação para o visto de Working Holiday é feito online, direto pelo site da imigração neozelandesa. Veja abaixo os detalhes da inscrição:

Página oficial do programa do site da imigração: https://www.immigration.govt.nz/new-zealand-visas/apply-for-a-visa/about-visa/brazil-working-holiday-visa

Link para criar login no site da imigração neozelandesa: https://onlineservices.immigration.govt.nz/registration/default.aspx

Lista dos médicos e clínicas autorizadas a realizar o exame de Raio X do visto: https://www.immigration.govt.nz/new-zealand-visas/apply-for-a-visa/tools-and-information/tools/panel-physicians

Leia Também

Etiquetas:

Conteúdo Exclusivo T2S

Receba conteúdo exclusivo no seu e-mail. Relax, aqui não tem SPAM.
Tudo sobre cursos no exterior, bolsas de estudo e promoções de agências de intercâmbio.