Nível de Inglês necessário para fazer intercâmbio

Será que é preciso falar inglês para fazer um curso no exterior?

Muitos estudantes se preocupam em não poder fazer intercâmbio por ainda não dominar o idioma do país que desejam estudar. Mas pera ai. Se você já sabe o idioma daquele país, pra que precisaria fazer um intercâmbio? Você já deve imaginar qual vai ser a resposta para a pergunta É preciso falar inglês pra fazer intercâmbio?

Se você achou que a resposta seria não precisa falar inglês pra fazer intercâmbio, na verdade tudo depende do tipo de curso que irá realizar. Para o intercâmbio mais comum, que é o curso regular de idiomas, seja inglês, espanhol, francês, alemão…, pode ficar tranquilo. A resposta é não. Para a grande maioria das escolas não é necessário comprovar um determinado nível no idioma.

As escolas internacionais estão lá justamente para ensinar o idioma para estrangeiros, e têm toda a experiência em atender e auxiliar os estudantes, independente do nível de cada um.

Ou seja, mesmo se você não souber absolutamente NADA do idioma, a escola não vai fugir de você. Ela terá turmas específicas e professores qualificados pro seu nível no idioma.

Imagine só… as escolas recebem estudantes do mundo todo, inclusive de países que utilizam outros alfabetos, como na Rússia e Japão. Ou seja, essa galera tem que começar, literalmente, do zero. Muitas vezes não sabem nem escrever palavras simples em inglês… que você já deve estar careca de ver por aí.

Alfabeto Katakana (Japonês) e Russo

Estudantes de países que utilizam o alfabeto romano, como o nosso, acabam saindo na frente.

No 1º dia de aula, você fará um teste de avaliação pra saber qual seu nível de conhecimento no idioma. O teste costuma ser rápido e com questões de múltipla escolha. É importante fazer esse teste com certo carinho. É a maneira que a escola tem para colocar você em uma turma correspondente ao seu conhecimento.
Em cursos mais específicos nas próprias escolas de idiomas, como Preparatórios para Exames de Proficiência (IELTS, TOEFL) ou Curso de Inglês para Propósitos Específicos (Inglês para Negócios, Inglês para Marketing, etc), pode-se exigir um certo nível no idioma.

Leia Também:  Acomodação em hostel no intercâmbio. Vale a pena?

Não por haver algum pré-requisito acadêmico para esses cursos, mas sim pensando no próprio estudante, assim você consegue acompanhar e absorver o conteúdo ensinado.

Já outros cursos mais avançados, como Cursos Profissionalizantes ou Cursos de Nível Superior, esses sim terão como um dos pré-requisitos, um nível intermediário ou avançado no idioma.

Para a grande maioria dos estudantes, que vive sua primeira experiência no exterior fazendo um curso regular de idiomas, não será preciso se preocupar com o nível atual na língua. Afinal, você está indo pra lá justamente para aprender e viver uma nova cultura!

Leia Também

Etiquetas: ,

Conteúdo Exclusivo T2S

Receba conteúdo exclusivo no seu e-mail. Relax, aqui não tem SPAM.
Tudo sobre cursos no exterior, bolsas de estudo e promoções de agências de intercâmbio.