Bolsas de Estudo para Ensino Médio no Exterior

Principais Bolsas de Estudo para High School (Ensino Médio) em 2017

Estudar no exterior é uma experiência incrível, certo? E melhor ainda se puder começar a viajar o quanto antes. O programa de High School (Ensino Médio) é um dos mais populares para jovens estudantes Brasileiros. Agora imagina só ter a oportunidade de fazer Ensino Médio no exterior de graça? Essa oportunidade existe. É só se dedicar a buscar e se inscrever em uma, ou mais, das diversas bolsas de estudo disponíveis por aí.

Ganhar uma bolsa de estudo no exterior não é uma tarefa fácil. E não é para menos, né? Imagina a quantidade de estudantes que não querem fazer um curso no exterior de graça? E quanto mais itens a bolsa incluir, mais concorrida é.

Apesar da tarefa não ser tão fácil, também não é impossível. O que o estudante tem que fazer é se dedicar. Se dedicar ao processo de busca, pois nem sempre é fácil encontrar informações sobre bolsas, e se dedicar mais ainda ao processo de inscrição. Muitas vezes são longos formulários com muitas “tarefas”. Falar sobre você, a família, juntar trocentos documentos, fazer entrevistas e por aí vai. E pra deixar a coisa ainda mais complicada, cada bolsa tem um critério de seleção. Então não dá para automatizar a coisa. Tem que fazer o processo de inscrição para cada uma com toda atenção.

O critério de seleção também não é geral. Cada bolsa tem o seu, porém, muitos itens se aplicam a grande maioria, então vale ficar esperto para os seguintes critérios:

Idade: Como o assunto aqui é Bolsa de Estudo para High School (Ensino Médio), com certeza um dos critérios será a idade, afinal é um tipo de programa com idade mínima, e máxima.

Renda Familiar: Nem sempre o critério se baseia em renda. Pode também ser por mérito. Mas uma grande quantidade de bolsas disponíveis são sim específicas para estudantes de baixa renda. A comprovação geralmente é feita através de holerites e imposto de renda dos pais.

Leia Também:  Guia completo de High School no exterior - como fazer e quanto custa

Bom Histórico Escolar / Desempenho Acadêmico: Esse item é praticamente unânime nas bolsas. Os caras já estão pagando tudo pra você, o que eles esperam é sim um bom aluno. Pode ser que a bolsa exija que o aluno nunca tenha sido reprovado, ou que tenha excelentes notas em um determinado período escolar.

Nível de Inglês superior a Intermediário: Esse não será necessariamente um critério da bolsa de estudos, mas sim da escola no exterior. Para acompanhar o curso você terá claro que ter um bom nível de inglês.

Bolsas de Estudo para High School

Bolsas de Estudo em 2017

Uma das coisas que garante o sucesso em conseguir uma bolsa de estudo para Ensino Médio no exterior é ficar muito ligado nas datas de inscrição. Geralmente o período de inscrição é curto, ou a bolsa é limitada a um determinado número de estudantes.

Não dá para prever quais bolsas de estudo estarão disponíveis em 2017, pois elas sempre mudam. Bolsas disponíveis em anos passados param de existir e novas bolsas surgem. Mas dá pra ter uma ideia. E como conhecer a agenda de inscrição de bolsas de High School é essencial, então aqui vai uma lista das principais bolsas de estudo para programa de High School (Ensino Médio) em 2017.

AFS & Onda Doce

O AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbio.

Inscrição: A parceria da AFS e Onda Doce levou 3 estudantes para o exterior em 2016. O site da instituição mostra que outros 3 estudantes serão selecionados para estudarem em 2017. O processo de inscrição já começou e vai até o dia 26 de Dezembro. Corre lá agora fazer sua inscrição.

Leia Também:  Intercâmbio nos EUA: Como fazer compras sem pagar impostos

http://www.afs.org.br/onda-doce.html

Programa Jovens Embaixadores

O programa Jovens Embaixadores da Embaixada Americana no Brasil existe desde 2002. Você pode acompanhar todo o processo de inscrição e dos estudantes que estão atualmente viajando na página do programa no Facebook. O vídeo é super explicativo de como o programa funciona.

Inscrição: Por histórico, as inscrições costumam iniciar no mês de Agosto. Então, mais uma data para sua agenda.

https://br.usembassy.gov/education-culture/youth-ambassadors/how-to-participate/

https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores

UWC Brasil

A UWC (United World Colleges, ou Colégios do Mundo Unido), é uma organização sem fins-lucrativos com escolas e colégios em diferentes países. Oferece bolsas de estudo e tem um processo de seleção com diversas etapas, incluindo provas, entrevistas e até “convívio”, um fim de semana em uma chácara com o grupo que passou nas primeiras etapas para que os candidatos participem de dinâmicas de grupo e sejam avaliados de maneira mais detalhada.

Inscrição: Por histórico, as inscrições iniciam no mês de Junho. Você pode acompanhar o calendário e anúncio de datas no site e redes sociais da UWC Brasil.

http://www.uwc.org.br/processo-seletivo/ultimas-noticias

https://www.facebook.com/BrasilUWC

Outras formas de conseguir uma bolsa de estudo para cursar o Ensino Médio no exterior

Além de buscar em organizações programas que ofereçam bolsas de estudo para High School, você também pode entrar em contato direto com a instituição de ensino no exterior.

É claro que dará muito mais trabalho, mas as opções também são bem maiores. Muitas escolas oferecem bolsas para estudantes que atendam determinados critérios e/ou sejam de determinada nacionalidade.

O blog da Travel 2 Study é atualizado constantemente e você pode se cadastrar para ser notificado sempre que uma nova bolsa de estudos para High School for cadastrada.

Leia Também

Etiquetas: ,

Deixe uma resposta

Conteúdo Exclusivo T2S

Receba conteúdo exclusivo no seu e-mail. Relax, aqui não tem SPAM.
Tudo sobre cursos no exterior, bolsas de estudo e promoções de agências de intercâmbio.