overbooking

Overbooking: Saiba o que é e como evitar

Quem já fez um voo internacional sabe que existem vários termos específicos do ramo de aviação, a grande maioria em inglês. Cada um é usado pra definir uma determinada ação ou situação, tipo check-in e no show, por exemplo. Muita gente só fica sabendo do significado desses termos na hora da viagem. Um dos mais famosos e atualmente comentados é o Overbooking. Veja abaixo o que é e algumas dicas para evita-lo.

O que é um Overbooking?

Overbooking é um termo em inglês usado para definir o excesso de reservas em um voo, ou seja, quando o número de passageiros fica maior que o número de lugares disponíveis.

Parece que não, mas é comum pessoas que reservam a passagem e desistem de viajar de última hora ou que acabam não embarcando por algum imprevisto.

Fazer um voo com muitos assentos vazios significa um grande prejuízo para as companhias aéreas e por isso algumas até trabalham com um índice médio de desistência por voo. Por isso muitas vezes acabam vendendo uma quantidade de assentos adicional. Esse é o principal motivo do overbooking.

Também existem outros motivos, como em casos de atraso do próprio passageiro e em trocas de aeronave por problemas técnicos ou perda de conexão. Mas esses não são tão comuns.

Como evitar

O diretor da agência de viagens Top Travel, Arnaldo Zanatta Jr, nos deu algumas dicas sobre o assunto:

“Não é 100% de certeza, mas existem algumas dicas para evitar o overbooking. Sempre que possível escolha o assento no avião com antecedência e reconfirme sua reserva na véspera da data da saída.

Atualmente, as companhias aéreas não estão praticando o overbooking como no passado, uma vez que a fiscalização e as multas estão cada vez maiores.

Leia Também:  O intercâmbio mais barato de Maio de 2017

Mas, se o overbooking for inevitável, verifique o que a cia aérea está dando em troca.”

Direitos do passageiro

A ANAC, possui algumas regras quando se trata de overbooking. Aqui no Brasil um passageiro não pode ser retirado a força do avião, a cia aérea deve informar antes do embarque na aeronave.

Quando acontece um overbooking, a cia verifica se há passageiros voluntários que embarcam em outro voo mediante a uma compensação.

Também existem outras obrigações das cias aéreas que é importante o viajante saber:

– Se o voo sofrer interrupção ou atraso em aeroporto de escala por período superior a 4 horas, o passageiro pode solicitar indenização ou reembolso da passagem.

– Cia aérea deve colocar o passageiro em um outro voo da mesma cia.

– Cia aérea deve arcar com as despesas decorrentes do atraso ou cancelamento como alimentação, hospedagem, comunicação com familiares e transporte para hotel, se necessário.

Pra galera que tiver um pouco mais de paciência, você pode encontra o documento mais recente da ANAC que fala sobre as regras e direitos em caso de overbooking aqui

Conteúdo Exclusivo T2S

Receba conteúdo exclusivo no seu e-mail. Relax, aqui não tem SPAM.
Tudo sobre cursos no exterior, bolsas de estudo e promoções de agências de intercâmbio.