Haka e Rugby na Nova Zelândia

Haka, Rugby e a Nova Zelândia: Entenda os símbolos da cultura maori

Todo mundo que faz um intercâmbio na Nova Zelândia vai ouvir falar, em algum momento, de rugby e do haka. Quem já viu um jogo da seleção de rugby do país, os All Blacks, viu essa dança meio maluca. Mas muita gente não faz ideia do que é e qual a relação com a tradição neozelandesa.

A Nova Zelândia é o destino de milhares de turistas e intercambistas, tanto para cursos de inglês, High School ou cursos de graduação. São diversos motivos que tornam esse país tão popular, e coisas para fazer não faltam.

É um dos lugares mais seguros e desenvolvidos do planeta, possui as mais variadas belezas naturais, uma população super receptiva com estrangeiros e é uma referência mundial no rugby.

Muitos fãs desse esporte trazidos pelos ingleses, escolhem estudar na Nova Zelândia para viver de perto e acompanhar os jogos da principal seleção do mundo, os All Blacks.

Pra quem não é fanático pelo esporte, mas já viu algum jogo da seleção neozelandesa percebeu que antes do início dos jogos, os jogadores fazem um tipo de grito de guerra… meio maluco.

É o Haka, uma dança típica e folclórica do povo Maori. Tradicionalmente o haka era utilizado por guerreiros nos campos de batalha como forma de intimidação aos inimigos, demonstração de força e união daquela tribo.

Nos jogos de rugby dos All Blacks não é diferente. O Haka vai muito além de um simples grito de guerra, é um símbolo da cultura ancestral da Nova Zelândia, que os jogadores da seleção carregam e demonstram todo orgulho de suas origens.

Dá uma olhada e vê se o negócio não dá medo

Um intercâmbio na Nova Zelândia é uma viagem ao outro lado do mundo. Todo mundo que vai pra lá terá algum contato com o rugby e a seleção nacional. É uma relação bem parecida com o que temos com nossa seleção de futebol, aqui no Brasil, uma espécie de extensão da cultura local. Fazer um intercâmbio, além de aprender o idioma, é também viver a cultura e os hábitos de cada lugar!

Leia Também:  Intercâmbio no Canadá: ir para Toronto ou Vancouver?

Leia Também

Etiquetas:

Conteúdo Exclusivo T2S

Receba conteúdo exclusivo no seu e-mail. Relax, aqui não tem SPAM.
Tudo sobre cursos no exterior, bolsas de estudo e promoções de agências de intercâmbio.