Pré-requisitos para os principais cursos no exterior

Conheça os pré-requisitos para fazer um curso no exterior

Uma das primeiras perguntas que surgem na hora de começar a planejar um curso no exterior é justamente essa: quais são os pré requisitos para fazer um intercâmbio cultural? Você pode achar que terá que colocar um X em muitas caixinhas e preencher um monte de pré requisitos. Mas está enganado. Estudar no exterior pode ser muito mais simples do que você imagina.

Pra começar, os pré requisitos para estudar no exterior dependerão muito do tipo de curso que você escolher. Então, separamos uma lista rápida com os principais tipos de curso disponíveis no exterior e seus respectivos pré requisitos.

Aqui serão abordados apenas requisitos gerais que se aplicam ao curso, independente do país. Pré requisitos relacionados a documentação e principalmente a parte financeira como renda mínima, fundos disponíveis em conta, etc, não só variam de curso para curso, mas também de país para país. Você encontra essas informações na página específica de cada país.

Então vamos aos pré requisitos para os principais cursos disponíveis no exterior.

Cursos de Idiomas (Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, etc)

Aqui, os pré requisitos são mínimos. Muita gente acha que tem que saber falar o idioma para fazer um curso no exterior, mas as escolas possuem salas adequadas para todos os níveis de conhecimento. E mesmo se você tiver o idioma naquele nível bem basicão… pode sim fazer o curso.

Um dos únicos pré requisitos para fazer um curso de idiomas no exterior é a idade:

  • A idade mínima geralmente é de 16 ou 18 anos, dependendo das regras da escola.

Cursos de Idiomas para Propósito Específico

Estes são como os cursos de idiomas, mas focados em uma determinada área. Por exemplo, um Curso de Inglês para Negócios, ou um Curso de Inglês Preparatório para algum exame, como o IELTS ou TOEFL.
O requisito da idade também se aplica, mas a escola também pode pedir um determinado nível de conhecimento, para que o estudante acompanhe melhor o curso:

  • A idade mínima geralmente é de 16 ou 18 anos, dependendo das regras da escola.
  • A escola pode exigir determinado conhecimento no idioma, geralmente intermediário.
Leia Também:  Governo irlandês anuncia aumento do salário mínimo

Cursos para Jovens / Adolescentes

Estes programas são semelhantes ao curso de idiomas, porém, como geralmente são feitos em grupo, com acompanhamento de guia, estudantes menores de 18 ou 16 anos, que não poderiam participar de um curso de idiomas de forma independente, podem viajar no grupo.

A grande maioria não tem pré-requisitos.

Ensino Médio (High School)

Os pré requisitos para fazer o Ensino Médio no exterior também são relativamente simples. Estar na idade adequada a esse tipo de programa e também ter um conhecimento intermediário no idioma:

  • Idade entre 14 e 19 anos, dependendo das regras do país/escola
  • A grande maioria dos programas de High School também exigem um determinado conhecimento no idioma, geralmente intermediário.
  • Para alguns programas de High School, a organização/escola pode exigir o histórico escolar do estudante, que deve comprovar boas notas.

Cursos Profissionalizantes

São os cursos entre o Ensino Médio (High School) e Graduação no exterior. Cada país costuma dar um nome diferente a esse tipo de curso. Pode ser College, VET, entre outros. Esses cursos também podem dar acesso a cursos universitários, ou seja, o estudante faz um curso profissionalizante para então ingressar em um curso de graduação.

  • O estudante deve ter concluído o Ensino Médio
  • A grande maioria dos Cursos Profissionalizantes também exigem um determinado conhecimento no idioma, geralmente intermediário/avançado.
  • Para alguns cursos, como Música, Artes, etc, a instituição também pode pedir ao estudante teste de aptidão.
  • Algumas instituições podem exigir o histórico escolar do estudante.

Cursos de Graduação

Estes são os cursos que geralmente acontecem em Universidades, apesar de algumas instituições no exterior, como Colleges também oferecerem Cursos de Graduação.

  • O estudante deve ter concluído o Ensino Médio. Em alguns países também será necessário um Curso Preparatório para Universidade ou um Curso Profissionalizante, como descrito acima. Isso dependerá da estrutura de ensino de cada país [link].
  • A instituição exigirá que o estudante comprove conhecimento no idioma, geralmente através de um exame de proficiência internacionalmente reconhecido, como IELTS, ou TOEFL para o Inglês, ou DELE para o Espanhol, entre outros.
  • Outros requisitos se aplicarão para Cursos de Graduação no exterior. Inclusive algumas instituições mais concorridas podem possuir testes de seleção, além de exigir o histórico escolar do estudante, provas de conhecimento, agendar entrevistas, etc.
Leia Também:  Já ouviu falar de um app que busca redes de WiFi gratuitas próximas a você?

Pós-Graduação

Aqui temos qualquer curso que aconteça após o estudante já ter concluído uma graduação, seja no Brasil ou no exterior. Cursos como mestrado, MBA, Doutorado, PhD ou mesmo um curso de extensão no exterior.

  • O estudante deve ter concluído a Graduação.
  • A instituição exigirá que o estudante comprove conhecimento no idioma, geralmente através de um exame de proficiência internacionalmente reconhecido, como IELTS, ou TOEFL para o Inglês, ou DELE para o Espanhol, entre outros.
  • Como na graduação, outros requisitos também se aplicarão para Cursos de Pós Graduação no exterior. Instituições concorridas podem possuir testes de seleção, além de exigir o histórico escolar do estudante, provas de conhecimento, agendar entrevistas, etc.

E é isso, espero que essa rápida lista com os pré-requisitos para os principais tipos de curso no exterior tenha ajudado. Lembrando, que aqui foi abordado apenas requisitos gerais que se aplicam ao curso, independente do país. O estudante também deve se preocupar em relação a documentação para viagem, incluindo as possíveis comprovações financeiras. Por exemplo, há países que exigem visto e outros não, dependendo do tipo e duração do curso.

Para os Estados Unidos e Austrália é preciso de visto para qualquer tipo de entrada no país. Já para países na Europa, como Inglaterra, Irlanda e Malta, e outros países como África do Sul e Nova Zelândia, em cursos e estadias de curta duração não é preciso visto.

Saiba mais sobre os principais vistos e seus respectivos requisitos no site http://www.vistos.com.br.

Leia Também

Etiquetas:

Conteúdo Exclusivo T2S

Receba conteúdo exclusivo no seu e-mail. Relax, aqui não tem SPAM.
Tudo sobre cursos no exterior, bolsas de estudo e promoções de agências de intercâmbio.