High School - Quanto custa e como fazer

Guia completo de High School no exterior – como fazer e quanto custa

É meu amigo, se passou pela sua cabeça a ideia de fazer High School no exterior, esse é o lugar certo para todas as informações. Aqui você encontra tudo o que precisa saber para arrumar as malas e cursar o Ensino Médio em outro país. Conheça como funciona, as opções de destinos, quanto custa para fazer High School no exterior e como se candidatar ao programa.

Se você já sabe para onde vai, clica aí no nome do país. Você também pode usar a Easy Quote da Travel 2 Study, é a melhor ferramenta para você pesquisar e fazer orçamentos de programas de High School no Exterior. Preencha um único formulário e receba cotações e promoções exclusivas de diversas agências de intercâmbio.

Eu posso fazer High School no exterior?

Primeiro de tudo é saber se você pode fazer o High School no exterior. No geral, jovens que estejam cursando o Ensino Médio no Brasil com idade entre 14 e 19 anos podem participar de um programa de High School. Alguns programas também permitem que jovens que se formaram recentemente no 3° ano do Ensino Médio no Brasil, também possam cursar o último ano de High School no exterior. Além da idade, o candidato ao programa também passará por testes de conhecimento no idioma e entrevistas gerais.

Idade, check! Cursando o Ensino Médio do Brasil, check! Agora é hora de saber se você precisa ou não falar inglês para participar de um programa de High School.

Preciso falar o idioma do destino e só tirar nota 10 na escola?

Quanto a falar o idioma: Sim, Yes, Sí, Ja, はい. Você precisa falar o idioma para participar de um programa de High School no exterior. Mas não se desespere. Não precisa ser mega fluente. A grande maioria dos programas pedem nível intermediário.

E quanto a só tirar nota 10 na escola aqui no Brasil… não precisa exagerar. Apenas um bom histórico escolar deve ser suficiente. Isso geralmente significa notas na média de 7 ou 8 para escolas que trabalham com notas de 0 a 10. Se você reprovou algum ano, pode complicar um pouco e vai ter que se justificar.

Duração do High School no Exterior

A grande maioria dos programas de High School têm duração de 1 semestre ou 1 ano. É importante destacar que para o programa estamos falando de semestre e ano acadêmicos, ou seja, 1 semestre acadêmico pode ser um pouco menos de 6 meses, como 1 ano acadêmico menos do que 12 meses.

Algumas agências oferecem programas de High School de 1 mês. Esse tipo de programa é apenas para você ter um saborzinho do que é fazer um High School no exterior e as opções de escolas e destinos são mega limitadas.

Tipos de Escola e Acomodação para programas de High School

Vamos entrar em detalhes quando chegar a hora de falar de cada país. Mas é importante entender os diferentes tipos de escola e acomodação para o programa de High School no exterior.

Escolas

  • Pública: No geral, costumam ter uma qualidade relativamente superior as escolas públicas do Brasil. Ser pública não significa ser de graça. Escolas públicas no exterior podem também cobrar do estudante estrangeiro. Isso depende de cada tipo de programa.
  • Particular: As escolas privadas costumam ser menores do que as escolas públicas, tanto na infraestrutura, quanto no número de alunos. Geralmente também se especializam em uma determinada área, como, por exemplo, artes, esportes, etc. É a maneira mais fácil também do estudante garantir a escolha do destino.

Acomodação

  • Casa de Família: É o tipo de acomodação mais comum para brasileiros que fazem High School no Exterior. Essas famílias podem ser remuneradas ou voluntárias. A escolha e organização da família pode ocorrer de diversas formas: pela própria escola, por organizações no país de destino, ou mesmo pela agência de intercâmbio no Brasil.
  • Dormitórios: São oferecidos pelas escolas chamadas de Boarding School. São escolas com uma infraestrutura completa para que os estudantes passem o tempo todo por lá, ou seja, a acomodação e todas as refeições acontecem na própria escola. Costumam ter diversas atividades e excursões nos finais de semana.

Hora de escolher o destino do seu High School

Se chegou até aqui é porque provavelmente pode fazer High School no exterior, certo? Tem entre 14 e 19 anos, tem certa fluência no idioma do país que pretende viajar, está cursando o Ensino Médio no Brasil e tem boas notas.
Hora de escolher o destino. Vamos ao que você deve considerar.

  • Idioma: Existem exceções, mas a grande maioria das escolas terão as aulas ministradas no idioma daquele determinado país. Ou seja, aulas em Inglês para EUA e Canadá, Espanhol para Espanha, Alemão para Alemanha… já sacou, né? Então pense no destino considerando o idioma que quer aperfeiçoar.
  • Clima: Vale a pena considerar na hora da escolha. Alguns países localizados no hemisfério norte, ou mesmo sul, podem ter um inverno rigoroso. Se você é daqueles que qualquer ventinho mais frio já congela, pense duas vezes.
  • Praia, Montanha ou Cidade: Lembre que um programa de High School é relativamente longo. Geralmente o período mínimo é de um semestre, podendo chegar a anos. Importante pensar no que você curte fazer além de estudar. E claro, uma cidade que tenha esses atrativos.
  • Alimentação: Esse é um item apenas pra você ter em mente, mas a alimentação faz parte da experiência cultural. Ou seja, mesmo que ela seja super diferente do que você está acostumado no Brasil, vale ir lá e experimentar o que é novo. Salvo claro se você tiver alguma restrição alimentar.
  • Transporte: A escolha do destino pode influenciar em como você irá pra cima e pra baixo durante a estadia no exterior. Por exemplo, se fizer o High School em uma pequena cidade dos EUA, provavelmente a maioria dos seus amigos terão carro (isso mesmo!) e aí pode rolar uma carona, além claro do famoso ônibus escolar amarelão. Se for uma cidade grande, como Nova Iorque, 99% de certeza que terá que utilizar o transporte público, de novo, além do ônibus escolar.
Leia Também:  Tattoo durante o intercâmbio: veja como fazer e quanto custa no exterior

Agora que você já sabe o que deve considerar na hora de escolher o destino do seu High School no exterior, vamos as opções de países e o quanto custa cada um.

Easy Quote

Pesquisar opções de intercâmbio cultural e cursos no exterior não é uma tarefa fácil. A Easy Quote é a melhor ferramenta para você fazer o orçamento do seu High School no Exterior. Receba cotações e promoções exclusivas das mais conceituadas agências de intercâmbio do Brasil.

Orçamentos de High School

África do Sul

Tá aí um destino que nem muita gente considera na hora de pensar em Ensino Médio no exterior, mas fazer um programa de High School na África do Sul pode ser uma boa, tanto pensando no bolso, como também na experiência. Já pensou em jogar rugby, cricket ou hóquei na escola?

Ano Acadêmico

O ano acadêmico para o programa de High School na África do Sul é igual ao do Brasil. Começa em Fevereiro e vai até Dezembro.

Tipos de Escola e Acomodação

  • Pública com Casa de Família

Quanto custa?

A média de valor para o programa de High School na África do Sul é de USD 9.900,00 para o ano acadêmico.

A post shared by Sodoko 🇲🇳 (@santa_nara) on

Alemanha

A Alemanha está cravada no meio da Europa. O país é moderno e fazer High School na Alemanha é usufruir de um dos melhores sistemas de educação do mundo. Se o estudante não tiver fluência no idioma, em alguns casos, há também a opção de fazer um curso de alemão antes de iniciar o High School.

Ano Acadêmico

O ano acadêmico começa em Setembro e termina em Junho. Durante o Natal e Ano Novo, as escolas costumam parar por um período de duas semanas.

Tipos de Escola e Acomodação

  • Pública com Casa de Família

Quanto custa?

A média de valor para o programa de High School na Alemanha é de EUR 11.000,00 para o ano acadêmico.

Austrália

O programa de High School na Austrália é bastante procurado pelos brasileiros. O país tem um clima semelhante ao nosso, é super seguro e organizado, mas prepare o bolso, um ano acadêmico por lá pode sair meio salgadinho. Uma das grandes vantagens em relação a outros países, é poder escolher a cidade para cursar o Ensino Médio.

Ano Acadêmico

O ano acadêmico é bem semelhante ao do Brasil, o que facilita na hora de voltar pra casa. Começa em Fevereiro e vai até Dezembro.

Tipos de Escola e Acomodação

  • Pública com Casa de Família
  • Particular com Casa de Família

Quanto custa?

A média de valor para o programa de High School na Austrália é de AUD 29.000,00 para o ano acadêmico.

Canadá

O Canadá é sem dúvida um dos destinos mais procurados por brasileiros para o programa de High School. Apesar de ser um país com os braços mais do que abertos para receber imigrantes, o percentual de estudantes estrangeiros em uma escola não costuma passar de 5%.

Ano Acadêmico

O ano acadêmico para o programa de High School no Canadá começa em Agosto ou Setembro, e termina em Junho. Além das férias de verão, rola também uma pausa para o Natal e Ano Novo, como também o Spring Break.

Tipos de Escola e Acomodação

  • Pública com Casa de Família
  • Particular com Casa de Família
  • Particular com Dormitório (Boarding School)

Quanto custa?

A média de valor para o programa de High School no Canadá é de CAD 21.000,00 para o ano acadêmico.

A post shared by Luke Salvage (@luke_salvage) on

Estados Unidos

O programa de High School nos Estados Unidos tem o melhor custo-benefício devido a um programa de incentivo do governo. Se optar pelo High School Público em Casa de Família no programa e visto J1, você não precisa pagar pela escola ou acomodação, só tem que pagar taxas para as empresas que organizam e oferecem suporte ao programa.

Também já escrevemos aqui no blog sobre High School em Escola Militar nos EUA. Já pensou? Depois dá uma olhada lá pra saber como funciona.

Ano Acadêmico

Como na grande maioria dos países do hemisfério norte, o ano acadêmico começa em Agosto ou Setembro, e termina em Junho. Além das férias de verão, tem também a pausa para o Natal e Ano Novo, como também o Spring Break.

Tipos de Escola e Acomodação

  • Pública com Casa de Família
  • Particular com Casa de Família
  • Particular com Dormitório (Boarding School)

Quanto custa?

A média de valor para o programa de High School nos Estados Unidos é de USD 9.000,00 para o ano acadêmico.

A post shared by kristina (@kwix_) on

França

A França é um dos destinos mais visitados no mundo, então fazer o programa de High School na França deve também ser bom, certo? Sim, com certeza sua estadia por lá será cheia de experiências culturais incríveis. Geralmente o estudante tem a oportunidade de escolher a região em que irá estudar.

Ano Acadêmico

Como em quase toda a Europa, o ano acadêmico começa em Agosto ou Setembro, e termina em Junho.

Tipos de Escola e Acomodação

  • Pública com Casa de Família
  • Particular com Casa de Família

Quanto custa?

A média de valor para o programa de High School na França é de EUR 8.000,00 para o ano acadêmico.

Holanda

O programa de High School na Holanda é um pouquinho diferente, pois muitas matérias são ministradas em inglês. Mas é importante que o estudante também entenda um pouquinho do holandês. São inúmeras cidades para escolher na terra das bicicletas. Sim você vai encontrar MUITAS bicicletas por lá.

Ano Acadêmico

Como em quase toda a Europa, o ano acadêmico começa em Agosto ou Setembro, e termina em Junho.

Tipos de Escola e Acomodação

  • Pública com Casa de Família
  • Particular com Casa de Família

Quanto custa?

A média de valor para o programa de High School na Holanda é de EUR 8.000,00 para o ano acadêmico.

Irlanda

Ja pensou fazer seu Ensino Médio em um dos países mais festeiros do mundo? Esse é o programa de High School na Irlanda. Escolas com ótima qualidade e suporte ao estudante também estão na lista. Outra vantagem aqui é não precisar aplicar para nenhum tipo de visto no Brasil. O estudante obtém o visto lá na Irlanda.

Leia Também:  Intercâmbio nos EUA: Como fazer compras sem pagar impostos

Ano Acadêmico

Como em quase toda a Europa, o ano acadêmico começa em Agosto ou Setembro, e termina em Junho.

Tipos de Escola e Acomodação

  • Particular com Casa de Família
  • Particular com Dormitório (Boarding School)

Quanto custa?

A média de valor para o programa de High School na Irlanda é de EUR 19.000,00 para o ano acadêmico.

A post shared by 24📍 (@mexicaninbmt) on

Nova Zelândia

Segundo a ONU, a educação da Nova Zelândia é uma das melhores do mundo. O sistema de ensino do país é baseado no britânico. Geralmente o estudante pode escolher a cidade e até mesmo a escola que quer estudar. Muita aventura e diversão. Esse será o seu High School na Nova Zelândia.

Ano Acadêmico

Como na maioria dos países do hemisfério Sul, o ano acadêmico é bem semelhante ao do Brasil, o que facilita na hora de voltar pra casa. Começa em Fevereiro e vai até Dezembro.

Tipos de Escola e Acomodação

  • Pública com Casa de Família
  • Particular com Casa de Família

Quanto custa?

A média de valor para o programa de High School na Nova Zelândia é de NZD 24.000,00 para o ano acadêmico.

Reino Unido

Um dos melhores sistemas educacionais do mundo com tradição e modernidade. Esse será seu High School no Reino Unido. E se você ainda está perdido no que é Reino Unido, aqui vai: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Ano Acadêmico

O ano acadêmico começa em Setembro, e termina em Junho. Existem algumas pausas no decorrer do ano para Natal e Ano Novo, como também a versão britânica da nossa semana do saco cheio, que acontece em Abril.

Tipos de Escola e Acomodação

  • Pública com Casa de Família
  • Particular com Dormitório (Boarding School)

Quanto custa?

A média de valor para o programa de High School no Reino Unido é de GBP 10.000,00 para o ano acadêmico.

A post shared by Sari Standen (@saristanden) on

Como se candidatar e participar de um programa de High School no exterior

Sem dúvida o caminho aqui é buscar uma agência de intercâmbio. Os programas de High School envolvem muitas coisas e um especialista com certeza vai te ajudar muito nesse momento.

O Brasil está cheio de agências de intercâmbio que oferecem programas de High School. Além, claro, do suporte no exterior, na grande maioria das vezes, também incluem outros serviços para o estudante ainda aqui no Brasil, como suporte para obtenção de visto, encontro com outros estudantes, ou mesmo palestras e sessões com psicólogas que preparam o estudante para a viagem.

A gente vai facilitar sua vida. Você pode usar a Easy Quote sem nenhum custo. A Easy Quote é a melhor ferramenta para você fazer sua pesquisa de intercâmbio. É super simples. Você preenche um único formulário e recebe orçamentos de diversas agências de intercâmbio.

Easy Quote

Pesquisar opções de intercâmbio cultural e cursos no exterior não é uma tarefa fácil. A Easy Quote é a melhor ferramenta para você fazer o orçamento do seu High School no Exterior. Receba cotações e promoções exclusivas das mais conceituadas agências de intercâmbio do Brasil.

Orçamentos de High School

Como reconhecer e validar no Brasil o período de Ensino Médio cursado no exterior

Um passo muito importante pra quem faz o High School é reconhecer aqui no Brasil o período cursado no exterior. Segundo Michele Argenta, Gerente de Programas Teen da agência TravelMATE, é relativamente simples para o estudante validar no Brasil o período cursado no exterior. Inclusive, se você fizer seu High School com a TravelMATE, a própria agência cuida de todo o processo burocrático.

A atenção para validar o período de High School no exterior começa ainda no Brasil. Pra começar, boa parte dos programas de High School permitem que o estudante escolha algumas das matérias que irá estudar. Mas não rola escolher só Artes e Educação Física, ok? 🙂

O Ministério da Educação (MEC) determina que o estudante curse no mínimo as seguintes matérias:

  • Matemática
  • Língua (a local)
  • Ciências (deve escolher entre Química, Física ou Biologia)
  • Estudos Sociais (História, Geografia ou similar)
  • Educação Física

E claro, além das matérias acima você poderá escolher outras.

Agora temos duas situações, que dependem do período letivo que você cursar no exterior:

Início ou Meio do Ensino Médio

Se você fizer o primeiro ou segundo ano do Ensino Médio no exterior, ou seus respectivos semestres, quando retornar ao Brasil, terá que voltar para sua escola.

Nesse caso, a melhor maneira é conversar com sua própria escola aqui no Brasil e verificar se tem algo específico que você tem que fazer.

Último semestre/ano do Ensino Médio

Se você for concluir o Ensino Médio no exterior, ou seja, não vai voltar para a escola quando retornar ao Brasil, o órgão responsável por reconhecer o período cursado lá fora é a Secretaria de Educação.

Apesar da regra ser única e nacional, vale a pena dar um pulo até a Secretaria de Educação responsável pela sua cidade e verificar os trâmites.

Legalização dos Documentos

Independente de você cursar o início, meio ou fim do Ensino Médio no exterior, uma coisa é certa: Você terá que legalizar seus documentos.

Estes são documentos que mostram que você cursou o Ensino Médio no exterior e essa legalização envolve duas coisas:

  • 1 – Reconhecimento pelo Consulado Brasileiro (todos os países, exceto EUA) ou Departamento de Estado (apenas EUA no momento) – Seus documentos são enviados para um dos dois órgãos e autenticados.
  • 2 – Tradução Juramentada – Isso é feito no Brasil. Tradução juramentada nada mais é do que uma tradução oficial dos seus documentos que estão em inglês

Documentos legalizados e traduzidos… agora é terminar o Ensino Médio por aqui no Brasil, ou, se você se formou no exterior, começar a pensar na Faculdade.

Easy Quote

Pesquisar opções de intercâmbio cultural e cursos no exterior não é uma tarefa fácil. A Easy Quote é a melhor ferramenta para você fazer o orçamento do seu High School no Exterior. Receba cotações e promoções exclusivas das mais conceituadas agências de intercâmbio do Brasil.

Orçamentos de High School

Leia Também

Etiquetas: , , , , , ,

Conteúdo Exclusivo T2S

Receba conteúdo exclusivo no seu e-mail. Relax, aqui não tem SPAM.
Tudo sobre cursos no exterior, bolsas de estudo e promoções de agências de intercâmbio.